Existem dois fatores que influenciam a cor da gordura bovina: a idade de abate do animal e a alimentação que ele recebeu. Por isso nem sempre que você identificar uma carcaça com gordura mais amarelada significará que é proveniente de um animal abatido mais velho. Bovinos alimentados a pasto tendem a apresentar a gordura mais amarelada, pois as pastagens contém um pigmento natural chamado de betacaroteno, o mesmo que dá cor às cenouras. A carne dos animais a pasto apresenta o dobro de betacarotenos em relação aos animais alimentados com grãos.
Para identificar animais mais tardios, observe a coloração da carne, pois esses animais tendem a apresentar a cor da carne mais escura, devido ao acumulo do pigmento vermelho da carne (chamado de mioglobina).
Veja abaixo o lote do acompanhamento técnico de abate no no protocolo Certificado PECBR em que as Novilhas foram terminadas no mesmo sistema de terminação e que também possuem a mesma idade, percebam a diferença na cor da gordura.
A escolha da carne não deve ser feita pela cor da gordura e sim pela sua procedência. Uma forma prática de fazer essa seleção é escolher carnes certificadas, tendo assim certeza da origem ou idade do animal, de acordo com a preferência. Nós da PecBR desenvolvemos o
selo Carne a Pasto
que garante ao consumidor que o processo de produção da carne foi de animais terminados livres se alimentando de pastagem.
Assista ao vídeo dessa temática no youtube da PecBR
LEIA TAMBÉM: