DIFERENTES TIPOS DE COMERCIALIZAÇÃO NA PECÚARIA DE CORTE
Cada dia mais com os custos de produção elevado, o produtor rural tem procurado diversificar cada dia mais as formas de negociar seus animais, para isso é importante que ele entenda seu sistema de produção e saiba exatamente qual tipo de animal ele esta produzindo e como pode negociá-los de maneira eficiente. Dentro destes fatores predominam a raça (genética), rendimento de carcaça, nutrição e o principal neste momento, a negociação dos animais. Para auxiliá-los em sua tomada de decisão na hora da venda dos animais, vamos descrever aqui alguns fatores que podem interferir na rentabilidade final do sistema de produção (venda do animal pronto).
É importante também o produtor entender primeiro o que ele esta produzindo, esta produzindo carcaça (carne) ou boi vivo? Entender isso faz com que o produtor possa melhorar sua eficiência e qualidade do produto final, uma resposta de como ele pode aumentar o relacionamento com seu comprador (boi vivo) ou com o frigorífico (peso da carcaça) e assim estreitar suas relações e cada dia mais conseguir preços e negociações diferenciadas, podendo alcançar bonificações por qualidade, passando a entender que o frigorífico em si se torna seu cliente a ponto que essa relação se torna mais justa e rentável.
Primeiro, vamos citar alguns tipos de comercialização dos animais produzidos na fazenda para analisar o panorama como um todo:
1. Venda no Peso Vivo “balança da fazenda”: nesta modalidade de venda o produtor rural faz a venda de seus animais na balança da fazenda, ela pode ser feita através do próprio frigorífico ou por algum intermediário, o rendimento de carcaça neste caso é pré-combinado, e vai variar de acordo com a categoria animal (Vaca, Novilha, Macho inteiro ou Macho castrado) e a dieta que esta sendo fornecida (semi-confinamento, confinamento, á pasto, etc.). O pagamento dos animais é realizado antes mesmo dos caminhões saírem da fazenda.
2. Venda de Carcaça: a venda da carcaça consiste na venda direta para o frigorífico em que o comprador de gado tem vínculo direto com a indústria e o rendimento de carcaça tem a variação direta de acordo com o tipo de suplementação fornecida (concentração da dieta e aditivos fornecidos) e fatores como genética/raça jejum e entre outros que já discutimos.
E dentro desta modalidade podemos incluir as formas de pagamento que estão incluídas as vendas no prazo, boi a termo, á vista, etc.
Sabendo das possibilidades de negociações o produtor pode optar pelas diferentes modalidades de vendas, é importante salientar somente para que a conta seja feita com cuidado e que cada valorização na arroba seja considerada.
Para entender melhor veja essa entrevista que concedemos no Canal do Boi que aborda muito bem esse assunto:
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